Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

.
Na passada terça-feira vimos, no Coliseu do Porto, o grande Nick Cave actuar. Nick Cave, uma personagem que, no meio de uma multidão, seria certamente difícil não reparar nele!!!

O palco do Coliseu encheu-se do carisma e personalidade daquela personagem que é… ele próprio.

Com os seus 50 anos (e pr’ai 60 kg :) ) tem uma vitalidade, um dinamismo, uma presença impressionante.

Os seus movimentos, a forma como se mexe e dança em palco mantém-nos com um sorriso nos lábios, excepto naquelas músicas mais especiais que nos levam às lágrimas, conforme pude constatar pelos espectadores mais perto de mim…

Comunicou impecavelmente: “this song is about…” ou “I’ll be doing that one latter” e mais… conseguiu gerar uma interacção com o público que cantou em coro sob o seu comando. Afinal ele comanda as tropas!!!! É sem dúvida brilhante!!!!

Os bad seeds que o acompanham, e os seus cerca de 1329 instrumentos, merecem também uma menção honrosa. Destaco o sr. Que podem ver no filme abaixo com um quadro em cima da cabeça, que me pareceu ser o homem dos 7 e qualquer coisa instrumentos…

Vejamos as personagens:



Voltando ao concerto…

Foi uma das poucas vezes em que consegui, além de ouvir, ver efectivamente ver o concerto… Além do palco via o coliseu… A perspectiva, na bancada, do espaço repleto, de cima a baixo, de pessoas vibrantes é simplesmente fantástica!

Tocaram vários temas de Dig, Lazaruz Dig!!! Assim como velhos clássicos… duas baterias, guitarras espalhadas pelo palco, pianos, baixos, flautas, pandeiretas e uma série de outros instrumentos que não consegui sequer reconhecer…

Das músicas, destaco os que mais me ficaram na memória, sem qualquer ligação com o alinhamento que tiveram:

Dig Lazaruz, dig!!!
Lie down here and bem my girl
Jesus of the moon
More News from nowere
We call upon the author (no final e sem dúvida digna de registo)
Deanna
Red Right Hand
The ship song
I let love in
Stagger lee

Até à próxima Nick… e como diria o próprio… Obri-fucking-gado…
.