Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

15.4.10

Os nus e os mortos [II]

ensaiado por Bri |

.
Ontem, uns largos meses depois do começo, terminei o livro que me acompanhava nos últimos tempos: Os nus e os mortos, e do qual já falei aqui!

Norman Mailer tinha acabado a formação universitária em Engenharia Aeronautica quando participou na 2ª Guerra Mundial e aí, as vivências que teve, permitiram-lhe escrever este romance que lhe trouxe o reconhecimento mundial em 1948. Com apenas 25 anos!!

Norman Mailer, conseguiu transformar em livro a sua visão do que é a guerra e encontrou as palavras certas para, muitas vezes, provocar no próprio leitor as sensações e os pensamentos [ou em situações extremas a ausência destes] daquele grupo de soldados.

Quando, escrevi o primeiro post, estava a conhecer o pelotão de reconhecimento e o livro reservava-me ainda muitas surpresas.

Primeiro conhecemo-los com um todo, o pelotão de reconhecimento. A pouco e pouco, vamos conhecendo cada um deles em pormenor já que nos vão sendo apresentadas as suas vidas passadas isoladamente, de onde vem, que condição social, o ambiente familiar, o relacionamento social, a formação de cada um e assim encaramo-los como indivíduos que deixaram para trás uma outra vida e que acabam por se encontrar numa ilha japonesa perdida no meio do pacífico. Assim compreendemos melhor a sua maneira de ser, as suas acções e as suas motivações.

Tudo aqui, em Anapopei, é diferente o clima tropical, as chuvas fortes e pontuais, a humidade abafada que dificulta a respiração, a vegetação, ora selva tropical densa que não permite a passagem, ora alta erva kunai, ora montanhas a escalar, nada na natureza se assemelha ao ambiente que todos conheceram durante toda a vida passada.


Conhecemos as operações mais simples de montagem e desmontagem de tendas até às missões mais desgastantes. Assim como nos são transmitidas as reacções, os pensamentos e os sentimentos de cada um dos indivíduos. A falta de higiene, de condições sanitárias, a falta de cuidados médicos, as desigualdades sociais, o tratamento privilegiado, os pequenos caprichos, as vinganças, os medos, as humilhações, o desespero, as vitórias, as derrotas, as estratégias… A forma como todos estes factores se interligam, naquele contexto em particular, com as diferentes ideologias de cada um dos intervenientes, a forma como se confrontam essas ideologias, as reacções e os acontecimentos que geram, tudo é compilado em muito mais do que um livro sobre guerra, é um livro sobre a condição humana e sobre os seus limites.


E os protagonistas deste livro, os nossos heróis foram quem venceu a Segunda Guerra Mundial mas, na realidade, quem ali encontramos e conhecemos é o Individuo, o Eu e esse nada ganhou.
.