Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

26.11.07

29

ensaiado por Bri |

.
29

E assim foi... Completou-se mais um ciclo. Desta vez o 29º!

E o que mudou?!

Naquele minuto ou segundo em que nascemos mudamos radicalmente a vida de tantas pessoas, a de duas principalmente, é certo.
Faz-me recordar o Control que vi recentemente e a reacção do Ian Curtis quando deixou de se ouvir o choro da mulher e se passou a ouvir o choro do bebé... Aquela expressão na cara dele que confundia a felicidade, que com certeza se sente, com o medo, o desconhecido, a dúvida... Bem, todas aquelas sensações/questões que só um cigarro ajuda a responder. “Preciso de um cigarro” disse ele, e lá foi [tentar] resolver essas questões que lhe deviam absorver o cérebro. Ele e o seu cigarro.

Bom, o meu choro ouviu-se logo pela manhãzinha, eram 9h15. E o mundo festejou... O meu mundo festejou...

E não tenho dúvidas nenhumas que a vida da minha mummy terá mudado substancialmente e foi mudando durante muitos anos... Senão vejamos [na minha cabeça de leiga em matéria de bebés :)]: passou a empurrar um carrinho com três kg e pouco pelos passeios cheios de neve, a acordar durante a noite para ver o que eu precisava, a ir trabalhar cheia de sono, a sorrir quando disse mamã e quando me aguentei das pernocas, e a sorrir muitas mais vezes sempre que eu dizia alguma coisa nova [parece que a estou a ver], a ralhar-me sempre que me portava mal, a sentar-me no colo e fazer-me festas na barriga sempre que ela me doía, a fazer-me um limão quentinho quando me doía a garganta ou a levar-me o almoço à cama quando estava doente, a sorrir sempre que passei de ano, a fazer figas por mim quando lhe pedia porque ia ter um teste, a sofrer quando as coisas corriam mal... Caramba, ainda hoje ela me faz o almocinho para eu trazer para o trabalho!!! Afinal a vida dela mudou para sempre naquele instante...

E para mim? Passados estes 29 anos o que mudou às 9h15 do dia 25 de Novembro? Ora vejamos o dia seguinte: continuei a levantar-me atrasada para o trabalho como se o meu horário de entrada fosse às 9h30 em vez de ser às 9h, peguei no carro que me trouxe até à empresa, estacionei-o no mesmo sítio proibido que estaciono sempre [só espero não ter uma prenda dos senhores agentes hoje], sentei-me à frente do mesmo computador rodeada das mesmas pessoas, se bem que hoje notei uma atençãozinha extra com a minha pessoa e os clássicos “Parabéns atrasados”, o almoço, o trabalho... hum... não mudou nada afinal...

Porque festejamos então todos os anos?! Afinal não muda nada!
Uma sms de uma amiga, que não pode estar presente, disse-me que a maturidade [o que quer que isso seja] nos ensina que o próximo ano é sempre melhor. Talvez seja o futuro que festejamos...
Talvez festejemos também o ano que passou, com todas as peripécias que ele trouxe... Algumas boas outras menos boas, algumas até más... E festejemos o que aprendemos com todas elas...
Ou talvez festejemos aquele minuto no xx/yy/zzzz [ou zzzz/yy/xx depende da convenção] em que mudamos a vida de alguém e todos os outros minutos que vieram de seguida em que continuamos sempre a mudar...

Em todo o caso festejamos e eu gosto de festejar... :)

Grata a todos os que festejaram comigo fosse qual fosse o motivo... :)

Até daqui a um ano... ;)
.

3 ensaios:

Anónimo disse...

Uma boa razão para festejares [se ás vezes nao conseguires encontrar outra] é o facto de fazeres parte da minha vida. Sou muita mais rica por me ter cruzado contigo, maluca!!! (vá, és maluca mas também não és asssssiiiiiiimmmmmmmmmmmm tãããããooooo maluca). Adoro.te!!!

Anónimo disse...

Bri, por favor, não escrevas tão bem... :) Ou pelo menos não me peças para ler enquanto estou a trabalhar... ;) :)
Está simplesmente fantástico, deixaste-me de lágrima no olho.
Obrigada a alguém ou a alguma coisa que fez com que aparecesses na minha vida...(viva a escola rainha santa isabel, e viva a tua voz ''bagaceira'' que não te deixava passar despercebida ;) )
Adoro-te e para o ano lá estarei contigo a festejar, seja qual fôr o motivo...

duuuuhhhhh

Anónimo disse...

olá... sou eu... abdul... lembraste de mim??? sabes bem de ler... escreves cada vez melhor... um beijo