Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

4.1.08

Requiem for a Dream…

ensaiado por Bri |

.

Delusion Over Addiction!

“Chega a casa, enfia-se no quarto e fica até o arrancarmos da frente do jogo” ouve-se nos autocarros, no trabalho, no café, por todos os lados e sobre todas as crianças do mundo actual! Eles são de carros, são de motas, são de futebol, são de luta livre, são de todos os tipos possíveis e imaginários!

Ainda me lembro do quanto reclamava a minha mãe comigo quando chegava a conta do telefone!!! Era ver-me chegar a casa, pousar a mochila, marcar o número, sentar-me no chão, pernas esticadas para o móvel em frente… E era enquanto houvesse assunto… E dizia a minha santa mãe “Mas se vocês passam o dia todo juntos na escola, o que tanto tem que falar agora?!?!?!”. Hoje não é preciso chegar a casa! Cabeças baixas, olhos pousados no aparelho, polegar frenético… E sai mais uma sms!

Tiro o casaco, ligo o PC dirijo-me para a copa… O meu dia só começa depois do café matinal, caso contrário a meio da manhã sou assaltada pelo martelar na cabeça de uma carência de cafeína!

“A partir de 1 de Janeiro de 2008 é proibido fumar” li durante o último mês de 2007 em todos os cafés da invicta! E durante o dia 1 de Janeiro de 2008 vi na TV, 2 vezes em cada meia hora, um senhor, à porta do seu escritório, de cigarrinho na boca e isqueiro na mão, ele e o seu guarda chuva em plena luta com o vento… É a luta contra o tabagismo! Bendito governo o nosso que nem dorme a pensar na nossa saúde! ;)

É sair um dia para uma noitada e contarmos as mãos que vemos sem “copos alcoólicos” e as mãos que vemos com “copos alcoólicos”. Atendendo a que, em regra, existem duas mãos por pessoa, eu apontava para 55% de mãos sem “copos alcoólicos”, 45 % das mãos a segurar um “copo alcoólico”.

“Ooooolha, o Manel matou o José, por causa da Micaela que é filha do António que é dono do café da esquina” ouve-se ao ligar-se a televisão no canal X. Ao mudar de canal a telenovela é outra mas a história é a mesma “o Ricardo matou o Rafael, por causa da Josefina que é filha da Albertina que é dona da loja da esquina”… E assim, hora após hora se muda canal para canal, vendo diferentes telenovelas com as mesmas histórias.

Desloco-me a um shopping, a qualquer shopping, e pasmo-me com o consumismo, com a quantidade de pessoas que por lá se passeia às compras… Há 15 dias atrás pensava que era a febre natalícia, hoje são os saldos, amanhã… Amanhã teremos as promoções de Fevereiro. Viva o crédito ao consumo! [mas ouvi dizer que baixou este ano!!! Yuuuupiiii]

Hoje na rádio falava-se do preço do petróleo. Parece que anda perto dos 100 Dólares por barril quando no início do ano de 2007 era pouco mais de metade 57 Dólares (1 ano!!!!! Credo!!!!). Está por todo lado, no ar que nos rodeia… Será a nossa maior dependência, leia-se “nós”: a sociedade. Crises Políticas, Ambientais, Financeiras e… Continuamos agarrados a ele… É mandar o mundo para uma cura de desintoxicação!


E estes são apenas 10!

.

1 ensaios:

Tiago Fragata disse...

É bem verdade tudo o que dizes!No entanto nós temos a possibilidade de mudar esse cenário, não temos é força de vontade suficiente. Espero que a geração seguinte seja um pouco diferente, o que será da nossa total responsabilidade.