Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

18.6.10

José Saramago

ensaiado por Bri |

.
Deixou-nos como último legado literário “Caim”, obra alvo de muita discussão e de opiniões divergentes! Li-o, talvez mesmo por todo o alarido que foi criado à volta do mesmo… Apesar de não ter sido para mim, uma obra brilhante, entristece-me saber que não haverá outra!

Não sou uma conhecedora profunda da obra de José Saramago! Para além deste último, apenas li “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a Cegueira”, estas sim, duas obras que muito prazer me deram ler.

A vida de Cristo vista pelos olhos de Saramago… O humor refinado e a crítica frontal com que retrata a vida de um homem de que sempre conhecemos como sagrado, mas que Saramago nos apresenta como homem desde os mais elevados valores até às mais básicas necessidades.

Quando uma cegueira generalizada cai sobre a uma cidade, quando o mundo individual do ser se altera drasticamente, quando a realidade que aprendemos durante anos não nos permite as mesmas acções, o ser humano mostra traços que de outra forma seriam para sempre escondidos pela vida quotidiana, os mais nobres e os mais hediondos.

Alegra-me o reconhecimento nacional e internacional que teve e que lhe foi garantido ainda em vida!

…e alegra-me também ter tido a oportunidade de lhe pedir assinatura numa obra sua que ficou para mim…



Admiro o homem, o que alcançou, o caminho que traçou, a sua frontalidade, o seu amor pela sua companheira Pilar, e o pouco que conheço da sua obra.
.

1 ensaios:

Helder disse...

Ainda ontem estive até às 2h30 a ver o filme. Não consegui desligar! Apesar de não ser uma obra prima, agarra.
Saudades