Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

16.7.08

Bota na conta do Papa

ensaiado por Bri |

.
Folheto informativo

O que é o Tropa de Elite?
O Capitão Nascimento conta-nos, na primeira pessoa, a sua história enquanto chefe de uma equipa do BOPE.
O Coronel Nascimento estava prestes a ser pai e é incumbido de "limpar" uma favela do Rio de Janeiro, preparando-a para a visita do Papa! Prestes a entrar num esgotamento, precisa de encontrar alguém que o substitua no comando da sua equipa. Esse alguém será escolhido de entre uma série de policias em formação para entrar no BOPE.


O que precisa de saber para ver a Tropa de Elite?
Não precisa de saber nada, mas já agora...
O BOPE é Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro.
Numa sociedade em que quase tudo e quase todos são corruptíveis, o BOPE uma força militar do Rio de Janeiro conhecida pela incorruptibilidade dos seus membros na luta conta o crime em zonas de alto risco [AKA favelas].
A sua honestidade é inquestionável... Os seus métodos...

Efeitos secundários indesejáveis:
Alguns efeitos indesejáveis têm sido descritos pelos espectadores do filme. Estes efeitos indesejáveis podem ocorrer durante a sessão ou no final enquanto reflecte sobre o filme e, geralmente, tendem a diminuir com o tempo/afastamento:
Frequentes:
Praguejar continuamente com um sotaque brasileiro;
Há relatos de quem fique de boca aberta em algumas das cenas ou com a globalidade do filme;
Poderá sentir necessidade de fechar os olhos numa ou noutra situação;
Pensar novamente naquela expressão tantas vezes usada e gasta: É o fucking system;
Caso algum destes sintomas reincidir durante o filme, persista.

Mais sobre a tropa de Elite:
O argumento contou com a colaboração de um ex-BOPE cujo sonho era ser Advogado e uma das personagens do filme é baseada no próprio;
Durante as filmagens uma carrinha carregada de armas [grande parte delas falsas] foi roubada da favela Chapéu de Mangueira e as filmagens interrompidas por uma semana.
Antes de sequer chegar às salas de cinema o filme já tinha sido visto por 11.5 milhões de pessoas através de cópias piratas a circular...




Gostei bastante do filme… É cru e envolvente... Chocante e até divertido… Acima de tudo é extremamente real!

A curiosidade levou-me a ler algumas coisas sobre o filme depois de o ver e descobri, numa página de um jornal uma entrevista ao Sr.º Pimentel, o co-argumentista ex polícia BOPE. Cito um parágrafo:

“Mr. Pimentel said he became disillusioned with BOPE after Operation Holiness. “The police have forgotten their main mission,” he said. “We were not there to serve and protect. We were just fighting a private war against the drug traffickers.”

!!!!!

"Quando um Bope entra numa favela ele entra para matar, não para morrer"

!!!!!

.

1 ensaios:

Helder disse...

Êta, o funky da favela é nota dez, morô bicho? :)