Ensaio sobre tudo e nada

...composições literárias breves, sobre diversos temas ou assuntos, geralmente em prosa, de carácter analítico, especulativo ou interpretativo... ou nada disto...

22.7.08

Summercase 2008

ensaiado por Bri |

.
Rumamos na 5ª feira a Barcelona para mais uma edição do Summercase e para sermos bem recebidos como sempre, pela a hospitalidade da Patrícia.

A cidade… Bem a cidade, deixamo-la sempre com o desejo de lá voltar em breve!

Os concertos valeram bem a pena.. Já lá vamos...

O Parc del forum... Algumas melhorias no espaço quando comparado com o ano passado. Uma melhoria bem significativa foi a de eliminarem uma das duas tendas-sauna do recinto por um palco… Assim este ano tivemos três palcos e apenas uma tenda.
De salientar também o funcionamento do sistema de senhas e dos bares. Não me recordo de uma única vez que tenha sido um sacrifício ir pedir uma bebida, nunca durando a aventura mais que dois minutos.
No lugar dos tradicionais copos de cerveja, tinha que se “alugar” por um euro [reembolsável com a devolução do copo] um copo de plástico mais resistente, reutilizável, que nos acompanhava durante os dias de festival. Bastante eficiente para a limpeza do local mas não o suficiente! Não fosse a bebida preferida do público catalão as garrafinhas de água resultado das substâncias psicotrópicas por eles usadas … :) Assim, o sistema “junta 5 garrafas de águas vazias e entrega-nos que oferecemos-te uma” foi utilizado pela organização.
Como ponto negativo há a referir que sempre que no palco onde estávamos o volume de som baixava, lá se ouvia ao fundo a música do palco mais próximo… 4 palcos naquele espaço talvez seja muito….

Grinderman… O Senhor Nick Cave é sempre uma bela presença em cima do palco… Ainda mais quando a luz do dia nos deixa aprecia-lo devidamente… Houve até quem me perguntasse quem era aquela figura! O senhor Nick Cave e seus acompanhantes também serão certamente e no mínimo caricatos para quem não o conhece! O projecto Grinderman não é, com certeza, o que mais aprecio dele. Não me senti por isso maravilhada sendo, no entanto, sempre um verdadeiro gosto poder olhar aquele seu bigodinho e os seus gestos mais de perto.


Depois de uma pequena pausa para umas sandes acompanhadas de um vídeo dos Soulwax foi a vez de subirem ao palco os Interpol!!! Divinais como sempre… Uma música atrás de outra a fazer-nos pedir por mais!!! Por muito mais… Quando ouvi os primeiros acordes da C’mere, “perdoei-os”, pela falta desta no último concerto… Aaaaaaaaaiiiiiiiii… Deliciosa… Ainda exteriorizei a euforia com uns saltos numa ou noutra musica mas a minha caixa torácica queixava-se durante os 5 minutos seguintes! Deixei-me ficar de pés assentes no chão apenas com braços, voz e, claro, cabeça no ar.

Chegava a vez de Ettiene de Crecy um bom aquecimento para o que se seguia… Com um jogo de luzes bem conseguido e alguns clássicos a agitar as massas, prepararam o caminho para os grandes 2 Many DJ’s a que eu já assisti sentadinha na bancada a admirar-me com a energia e a euforia constante e contagiante do público incansável…

O dia seguinte começou com The Breeders ainda à luz do dia! Gostava de ter visto o concerto de início! Sempre bastante comunicativas cativaram o público com hits com alguns clássicos como Cannon Ball uuuhhhuuuuhhuu taranana uuuhhhuuuuhhuu taranana [tão a ver? :) ]e até com a cover dos Beatles Happiness is a warm gun!!! Ora bem… foi um concerto bem riquinho, se bem me entendem!

Foi a vez de entrarem no palco os Sex Pistols. Bem e quem diz que a idade pesa… Ou que as drogas matam… Desenganem-se…Enérgicos. Provocativos. Irreverentes. Cinquentões. Ah… e uma real personagem ao micro! Colei! De uma forma que quando descolei quase fui ao chão! :) Com pena, não pude acompanhar o concerto até ao fim... Talvez numa próxima que não digo que não!

O penúltimo concerto a ser visto na integra foi dos CSS. Desta vez novamente sentadinha na bancada a salvar algumas energias para o final que estava para vir. Energia q.b. e algum portunhol à mistura…

Tiga fechou a segunda noite e o festival em apoteose com o público ao rubro! Sem preconceitos e com muita garra Tiga prendeu a multidão até ao último minuto e talvez mais… Ficando nos próprios a pensar que não podia ter acabado tão cedo… E dizia-se: verdadeiro espancamento! lol

Pelo meio ficaram The Verve, Kigs of Leon, Mogway, Kaiser Chiefs, Foals, Los Campesinos em que so dei uma olhadela e imensos outros que nem sequer espreitei…

Deliciosos estes dias… E obrigada Patrícia mais uma vez! ;)

Um até para o ano…
.

3 ensaios:

Helder disse...

Parece ter sido altamente...The Breeders, essas malucas...eu pensava que elas ja tinham morrido :D
Para o ano, se tiver $tempo$, vou convosco.

Tiago Fragata disse...

Como vocês dizem "amei" os Breeders,Interpol e Tiga, sem dúvida os pontos altos do festival!Quanto ao "reembolsável com a devolução do copo" nem sempre foi assim... :D

Preguiça disse...

o ano passado foi mais fixe. :D

este ano não deu para ir , tive de me contentar com os concertozecos aqui por perto :( :)

para o ano vamos lá outra vez